top of page

PRIMEIRO IMÓVEL? CONFIRA ESSAS DICAS!


Conquistar o primeiro imóvel é sempre um grande sonho das pessoas. Além do planejamento financeiro, esse processo exige algumas etapas e burocracias que demandam atenção do comprador para que cada passo seja concluído de maneira efetiva e organizada.

O primeiro passo para realizar esse grande desejo é ter em mente o tipo de imóvel, local, média de valor e começar a se organizar para isso. Vale lembrar que economizar e guardar dinheiro para a entrada e documentações é essencial.

Mais do que sonhar, você precisa entender quais os motivos te levam a querer ter um imóvel e quais suas condições para isso. Você pode querer sair do aluguel, ter mais espaço para você, morar perto do trabalho, buscar mais conforto e lazer para sua família, ou até fazer um investimento a longo prazo. Tudo isso vai influenciar para você definir o quanto e qual o momento vale a pena comprar o imóvel.

De fato, existem algumas facilidades para quem está buscando a primeira compra desse bem, como programas de governo e até mesmo o uso de FGTS. Mas, apesar desses caminhos, faça uma reserva financeira, ela será fundamental para garantir mais comodismo e facilidades diante de imprevistos que, sem dúvida, acontecem.

Em muitos casos, uma pessoa compra um imóvel na planta e, até que ele seja entregue, seguem pagando o aluguel. Ou seja, já são duas contas fixas com valores consideráveis para se programar dentro do mês.

Quando tudo estiver organizado e planejado, comece as buscas efetivas de qual será seu novo lar. Leve sempre em consideração a referência da construtora, no caso de compra na planta, localização, parcelas do financiamento que caibam no planejamento feito, lazer oferecido, tamanho, entre outros pontos que seja relevantes para seu maior conforto, afinal, esse é um sonho grande e deve ser realizado da forma como seu bolso e seu coração permitirem.

Em relação às formas de pagamento, é possível, como falado, utilizar FGTS, financiamento imobiliário, consórcio e, até mesmo, um pagamento à vista. Procure as vantagens de cada uma dessas opções e as possibilidades de combinar mais de uma delas.

Esse é um momento em que ser imediatista não é o melhor caminho, afinal, é um grande passo a se dar. Leve o tempo que for preciso, faça quantas visitas sentir necessidade no local do imóvel, tire todas as suas dúvidas, seja com a construtora, corretor ou até mesmo um profissional especialista em investimento.


O mais importante é estar organizado e disposto a viver esse momento mágico. Não é à toa que ter o imóvel próprio é um sonho, e o melhor: realizável!



Comments


bottom of page