top of page

POR QUE CONTRATAR UM PROJETO ARQUITETÔNICO PARA SUA REFORMA?


A missão de reformar um imóvel é sempre desafiadora. Exige muito trabalho, organização e, principalmente, muito planejamento.

Ou seja, se você está se mudando para um novo espaço ou até mesmo desejando reformar aquele que já mora, tenha em mente a importância de um projeto arquitetônico bem definido para que não haja surpresas e nem desperdícios nesse processo.

De cara devemos saber que um projeto desses é mais do que fundamental, afinal, o arquiteto é um profissional técnico legalmente autorizado a realizar e coordenar um projeto de construção, portanto ele seguirá todas as normas, além de contribuir com a elaboração de toda a documentação e autorizações necessárias para uma obra.

Além disso, e não menos importante, um projeto bem estruturado garante um melhor custo-benefício para a obra, e quem é que não gosta de economizar, não é mesmo? Com o projeto em mãos é possível calcular de maneira mais assertiva cada passo da obra e minimizar os custos e desperdícios.

É claro que a parte visual não pode ser deixada de lado. Com um desenho para aquilo que deseja em sua obra, é possível visualizar da melhor maneira como ficará a disposição de cada ambiente, móveis e até mesmo, de forma prévia, combinar cores e estilos para os cômodos.

No projeto, o profissional responsável deve garantir distribuição correta de cada espaço, escolha adequada dos materiais, posição correta para ventilação e iluminação, instalações elétricas e hidráulicas corretas, garantindo que você e sua família tenham muito mais conforto.

Durante esse planejamento é importante analisar pontos de energia, de luz e, até mesmo de encanamento. Essas escolhas durante o preparo do espaço para a obra são fundamentais para atender às necessidades de cada ambiente diante das preferências do proprietário.

Já durante a obra, a responsabilidade desse profissional pode ser de acompanhar, monitorar e orientar para que tudo ocorra conforme o planejado, evitando gastos desnecessários de tempo e dinheiro e pensando em soluções rápidas e acessíveis para os problemas que surgirem.


Com tudo isso, percebemos que, a princípio, contratar um projeto para sua obra pode ser mais um gasto, mas trata-se de um dinheiro muito bem gasto que irá garantir economia e maior sucesso em cada etapa da reforma e/ou construção.

bottom of page