top of page

COMO OS TAPETES PODEM SER USADOS NA DECORAÇÃO DE UM AMBIENTE?


O sonho de ter sua própria casa ou apartamento é comum a muitas pessoas e, o primeiro desejo após pegar as chaves desse imóvel é pensar na decoração e planejamento de cada cômodo dele.

Em geral, as reformas e adequações dos ambientes começam pela parte “grande”, como parte elétrica, pintura, móveis pesados, planejados, entre outros.

Mas, alguns itens de decoração fazem toda a diferença no toque final do ambiente, como é o caso de espelhos, cortinas, almofadas, quadros, plantas e, também, os tapetes!

Pode parecer bobagem, mas os tapetes são capazes de transformar um espaço. Trata-se de um item totalmente multifuncional.

Suas principais características englobam: sensação de aconchego, delimitação de espaços, melhora a acústica e a sensação térmica do ambiente.

Esse item possui uma infinidade de opções, que vão desde o tamanho até formatos, cores, materiais, etc.

A apresentação do tapete pode variar de acordo com o ambiente da residência. No caso das salas, ela admite um tapete maior, devendo ficar com as pontas embaixo do sofá, deixando apenas uma parte do piso visível. Já na sala de jantar, as cadeiras devem ficar sobre o tapete, mesmo que você as arraste para trás, além de ajudar na harmonia da composição, evita acidentes.

Nos quartos, o tapete pode se apresentar com mais volume de tecido. Você pode optar por um tapete todo embaixo da cama pegando a lateral dela ou tapetes menores um de cada lado.

Outro estilo de tapete que pode construir a identidade de um espaço do imóvel são as chamadas passadeiras, utilizadas em corredores mais longos, onde geralmente não há espaço para muita decoração, no máximo algum quadro.

As cores e tecidos vão de acordo com o gosto e decoração do ambiente, sendo sempre recomendado seguir a paleta já existente no ambiente, sem que tire a atenção dos demais itens decorativos.

O importante é sempre pensar na construção do ambiente considerando a presença de um tapete, com certeza vai mudar a identidade daquele espaço.

bottom of page