top of page

5 DICAS PARA RENOVAR SEUS AMBIENTES GASTANDO POUCO


Muda o visual da casa gastando pouco é o desejo de qualquer um! Quantas vezes não olhamos para um ambiente e pensamos: “Cansei dessa decoração, quero mudar tudo!”? Mas nem sempre isso é possível devido ao alto custo de itens de decoração.

E é justamente nesse momento que entra a criatividade! Usar aquilo que já faz parte da casa ou até mesmo ressignificar algum objeto é uma excelente opção para mudar gastando pouco.

Separamos algumas ideias simples e práticas para você se inspirar, evitando muito gasto, sujeira e dificuldades com obra. Sua casa ficará linda, renovada e cheia de novidades para te deixar ainda mais feliz com seu cantinho!

E aí, topa inovar?

  • Reorganize e/ou reforme seus móveis

Muitas vezes a mudança é mais simples do que parece! Mudando a disposição dos móveis, seus ambientes podem ganhar uma cara nova e o máximo que isso vai te custar é uma forcinha no braço.

Trocar o móveis maiores de lugar, como sofá, rack, mesa, entre outros, já muda completamente o ambiente, por exemplo.

Outra dica é inverter as paredes onde ficam os quadros e objetos decorativos.

Para dar outra cara aos seus móveis, você pode lixar, pintar, revestir com tecidos e entre outras opções. Vale lembrar que nada precisa ser descartado, muitas vezes basta encontrar um novo local ou utilidade para um objeto compor sua décor e melhorar o visual do ambiente.

  • Renove o ambiente com plantas

Adicionar natureza no ambiente é sempre uma opção econômica e cheia de variações.

Como são itens neutros de decoração, as plantas permitem combinações diferentes e se encaixam em todo estilo de ambiente.

Com valor acessível, você pode criar seu próprio arranjo e utilizar em salas, cozinha, varandas e até em banheiros, dependendo do tamanho.

Esse tipo de decoração traz ao ambiente, além de uma cara nova, sensação de alegria, frescor e vida!

Considere a opção de jardins verticais para varandas e espaços maiores!

  • Objetos ornamentais

Aposte em objetos menores para decoração que, além de ajudarem a compor o ambiente, são mais econômicos e podem se adequar de diferentes formas.

Escolha suas cortinas, almofadas, estofados e outros objetos têxteis para, depois, completar a décor com esses objetos de apoio, combinando as estampas, cores, etc.

Outra dica econômica para inovar no visual do seu ambiente é apostar em luminárias e quadros de fotos!

Espelhos, são sempre uma escolha coringa na hora de compor um ambiente, além de darem amplitude.

  • Recicle, reutilize e renove!

Tem espaço para mais criatividade aí na sua casa? Muitas vezes descartamos objetos que podem ser ressignificados e ganhar uma cara nova, utilidade nova e mudar um ambiente.

A internet é um meio com infinitas ideias e possibilidades. Viu um objeto que gosta mas perdeu utilidade em sua casa? Temos certeza que a internet pode te ajudar a recriá-lo!

Na hora de pensar no visual novo para seu ambiente, garimpe em sua própria casa objetos que possam ser reciclados e ganhar utilidade em outro espaço.

Os pallets, por exemplo, vêm ganhando espaço como dica de decoração. Podem ser utilizados para criação de painel para TV, mesa de centro, cama, sofá, puffs, entre outros. Além deles, os pneus também são uma excelente escolha para usar a criatividade.

Um outro item que todo mundo certamente tem em casa são garrafas de vidro que podem, por exemplo, virar uma linda luminária, que tal?

Além disso, essa é uma forma econômica de contribuir para o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos que seriam descartados na natureza.

  • Mude a cor, mude tudo!

Essa dica não é novidade, mas muito importante! Mudar a cor de um ambiente renova completamente sua cara! Escolher uma parede em especial para usar e abusar das cores é uma bela forma de mudar o visual do seu espaço.

Apesar de ter o custo de material, realizar a pintura de sua casa certamente é uma opção econômica. Procure ideias que utilizem fitas para criar desenhos geométricos.

Essa dica, é capaz de dar uma cara nova ao seu ambiente, com sensação de limpeza e harmonia.

Outra opção envolvendo a cor das paredes é criar algum detalhe diferente em alguma delas, como um lettering ou até mesmo papel de parede.

Já ouviu falar em parede lousa? Isso mesmo, você pode pintar uma parede com essa tinta própria e mudar sempre o visual dela com desenhos em giz. Imagina, personalizar a parede cada vez que recebe uma visita?


Essas são algumas ideias que podem te ajudar na hora de mudar o visual dos seus ambientes. São alternativas simples, mas que vão renovar tudo por aí! Solte a imaginação e deixe sua casa sua cara!

bottom of page