Blog

Um novo ano já começou! 2022 veio com tudo e muitas pessoas já estão se perguntando sobre as projeção do mercado imobiliário para este ano.

Este é um mercado que enfrentou muitos desafios entre 2014 e 2018, encontrando-se em estado de recessão.

A partir de 2019, segundo dados do IBGE, o mercado cresceu 0,3%, o que deu indícios de ser o fim dessa fase ruim enfrentada.

2020 chegou e as projeções eram muito otimistas, no entanto, sem que ninguém esperasse, aconteceu a pandemia. Ainda que o cenário não fosse dos melhores, o ano terminou em alta e, surpreendentemente, para o mercado imobiliário foi super positivo.

A venda de apartamentos novos registrou alta de 26,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no segundo trimestre de 2020, o crescimento foi de 10,5%. Em 2021, o mercado imobiliário continuou em alta, atendendo uma demanda reprimida.

Para este ano, algumas projeções já foram feitas e são as melhores possíveis: economistas acreditam que  poderemos viver um novo boom imobiliário.

Os juros médios do financiamento habitacional estão em 6% ao ano, fazendo com que essa seja a linha de crédito mais barata do Brasil atualmente.

Com isso, a valorização potencial de um imóvel novo pode até superar o custo do empréstimo. É uma situação que pode se tornar vantajosa ao investidor que administrar o preço do financiamento e a venda do imóvel num período de até seis anos.

As pesquisas indicam, também, que os imóveis novos devem manter um bom ritmo em 2022.

Diante de tudo isso, o que não vai faltar é financiamento para quem quer construir ou para quem quer comprar um imóvel. Se esses são seus planos, este é um ano perfeito para concretizá-lo!

As estimativas dos analistas são bem otimistas. No entanto, existem algumas ressalvas sobre essas projeções: o mercado imobiliário possui características peculiares e o comportamento dos preços depende de muitas variáveis. No entanto, ao que tudo indica, investir em imóveis será um excelente negócio pelo menos até 2022.

E aí, ficou animado? Nós já estamos a todo vapor, prontos para um excelente ano!

Deixe uma resposta