Blog

E se você pudesse controlar sua casa com alguns cliques em suas mãos ou até mesmo pela voz? Com a automação residencial, você pode! E a boa notícia é que não é preciso um investimento muito alto para que isso seja possível.

Muitos dispositivos práticos e econômicos permitem essa automação e agregam, além de conforto, muito mais valor à residência.

Mas afinal, o que é automação da casa?

A automação pode ser desde o controle de aparelhos simples como iluminação, climatização e persianas, até a conexão de diversos aparelhos em uma central controladora.

Automação, basicamente, refere-se à possibilidade de programar e agendar eventos para qualquer dispositivo elétrico que esteja integrado em uma rede centralizada.

Você pode definir como um equipamento deve agir conforme um evento, como por exemplo, temperatura, horário ou efeito da ação de outro dispositivo.

A partir do momento que você entende as infinitas possibilidades da Automação Residencial, você encontrará diversas soluções úteis para seu dia a dia a fim de tornar sua casa inteligente mais segura, confortável, prática e econômica.

Ter uma casa conectada significa maior praticidade, e os assistentes realçam ainda mais essa capacidade. O controle dos equipamentos pode ser feito totalmente pela voz, o que evita a necessidade de digitar ou navegar pelo celular. A ferramenta também é extremamente pessoal e pode entender a rotina do usuário, ajudando na execução de tarefas.

Esses dispositivos podem ser comprados pela internet e com preços muito acessíveis desempenhando uma função excelente.

Além dos dispositivos inteligentes que podem ser controlados por voz, existem os aplicativos no smartphone ou por controles.

Para que o custo seja mais acessível, você pode adquirir equipamentos de automação aos poucos. Como muitos deles são independentes, você pode começar aos poucos até que sua casa esteja totalmente inteligente. Uma dica é começar pelas lâmpadas, afinal é um dos itens mais baratos e com grande utilidade, imagina não precisar levantar da cama para apagar a luz!

Os dispositivos que costumam ter um preço maior são os de segurança, mas ainda sim é possível pesquisar preços e optar pelos equipamentos com o custo-benefício melhor.

Os principais itens que podem ser automatizados em sua casa são: iluminação, cortinas, temperatura, fechadura, câmera de segurança e sensores em janelas e portas, som, sensor de vazamento de água e consumo, entre outros.

Para projetos mais conectados e elaborados, é interessante buscar por um especialista que possa elaborar essa automação e pensar em soluções mais específicas para sua casa.

O importante é sempre buscar na tecnologia um grande aliado para conforto, praticidade e economia para sua casa.

Deixe uma resposta