Blog

Se tem uma solução que pode te ajudar, e muito, na hora de reformar ou construir ambientes, é a parede drywall. Já ouviu falar nesse sistema?

Drywall é uma expressão em inglês que, traduzida, significa “parede seca”. Isso quer dizer, basicamente, que ela não precisa de argamassa para ser construída, diferentemente da parede de alvenaria convencional.

Esse sistema de construção de paredes utiliza aço e chapas de gesso e tem seu interior oco, que pode ser preenchido com fios, sistemas elétricos, sistemas hidráulicos, além de enchimentos de isolamento térmico e acústico. A parede drywall também é conhecida como parede de gesso pois utiliza esse material em suas chapas.

Uma das vantagens dessa parede é sua versatilidade, permitindo ser feita com curvas, recortes e formatos diferentes, além de ser mais barato que uma construção de alvenaria.

Outros pontos positivos do uso da parede drywall são: utilização de materiais recicláveis, rápido tempo de construção, menos sujeira na construção e fácil manutenção quando necessário.

No entanto, algumas características podem não ser tão vantajosas assim e as principais são possíveis problemas acústicos e a menor resistência da parede se comparada à alvenaria. Para ambos problemas as soluções são simples, como preencher a parede com lã mineral de rocha ou de vidro para obter isolamento acústico e fazer a parede mais espessa ou com reforços de madeira e chapa metálica dentro dela, tornando-a mais resistente.

Esse tipo de parede suporta, em média, 50 kg/m², mas esse valor pode variar de acordo com o material utilizado. Para pendurar eletrodomésticos, armários ou outros objetos mais pesados, é necessário usar buchas especiais e fazer reforços no interior do revestimento.

É importante que seja considerado cada objeto utilizado na parede para o cálculo de construção dela, garantindo assim que ela seja melhor aproveitada sem dores de cabeça.

Outra grande dúvida que surge quando o assunto é parede drywall é sobre o uso de portas. Isso é perfeitamente possível, basta especificar no projeto da parede de drywall com porta onde ela será instalada.

Quando é feito a opção pelo uso da porta nesse tipo de parede, uma estrutura de aço galvanizado é acrescentada no término do drywall e o batente da porta é reforçado com montantes, uma verga metálica na parte de cima, parafusos e espuma de expansão, ou seja, já é algo muito previsto quando se escolhe essa sistema de parede.

Como dito anteriormente, o custo benefício dessa parede é excelente e pode ser uma solução fácil quando o assunto é remodelar ambientes, construir um espaço a mais para sua casa e até mesmo uma divisória de ambientes.

Caso seja necessário no futuro tirar essa parede, a remoção também é muito mais simples do que as paredes convencionais.

E aí, já está tendo ideias de como reorganizar seus ambientes? Use a imaginação e reforme gastando pouco!

Deixe uma resposta