Blog

A gente pisca e o ano acaba! 2022 já está quase chegando e é hora de fazer planos e pensar em tudo o que deseja para este novo ano que vem aí.

Um dos grandes desafios é a organização financeira para atingir os objetivos e é com isso que vamos te ajudar neste texto?

Um dos grandes objetivos que demandam organização financeira é o sonho do imóvel próprio, por exemplo.

Algumas dicas que podem te ajudar neste processo são:

Analisar sua receita

O primeiro passo para se organizar financeiramente e atingir objetivos como a compra de um imóvel é analisar exatamente tudo aquilo que você tem de receita e gasto fixo mensal.

De forma resumida, você deve colocar numa planilha quanto você ganha e o quanto você gasta mensalmente.

Após essa análise, você precisa ter um média de gastos não fixo e avaliar onde seu dinheiro está sendo utilizado nos “extras”.

As perguntas que devem ser respondidas após essa avaliação são:

  • Quanto você ganha por mês?
  • Quanto você gasta por mês?
  • Qual parcela do seu dinheiro está comprometida com dívidas?
  • Quais são as suas despesas fixas e variáveis?
  • Quanto você precisaria por mês caso acontecesse algum imprevisto, como uma doença ou desemprego?

Caso você prefira, essa análise de gastos mensais você pode administrar por meio de aplicativos que permitem esse controle.

Ter em mente os objetivos

De nada adianta uma organização financeira se não há um objetivo claro estabelecido. São essas metas que vão motivar o controle financeiro e o foco em realizar os sonhos.

Importante neste quesito é ser realista e traçar planos que se encaixem em sua vida financeira.

O segredo está em calcular a média ganha pelo menos nos últimos seis meses. Com esse valor, é possível ter uma projeção para o primeiro semestre do próximo ano. O seu planejamento financeiro para 2022 tem que seguir a tendência da média.

E outro ponto essencial é não assumir contas que ultrapassem os valores mensais estipulados para isso.

Corte gastos dispensáveis

Uma frase muito inteligente que cabe perfeitamente neste item é: não importa quanto você ganha e sim o quanto você gasta!

Além disso, toda pessoa pode encontrar meios para economizar. A dica é identificar quais gastos são possíveis de serem evitados, são os chamados cortes estratégicos. O que isso significa? Esse corte de gastos não deve interferir negativamente na sua segurança, por exemplo, ou na sua saúde.

Dessa maneira, vá pensando na escada da sua vida financeira. Se em um ano for possível se organizar para dar entrada em um imóvel, em dois anos você pode ter condições de pagar mais uma parte de um possível financiamento, e por aí vai. Siga sempre suas metas com objetivo e determinação.

Deixe uma resposta