Blog

O ano de 2020 fez com que todos precisássemos de adaptações, seja na vida pessoal, no trabalho ou nos estudos. De fato, precisamos aprender muitas coisas com as mudanças que fomos submetidos.

Muitas pessoas precisaram fazer home office ou estudos à distância, com isso, aumentou a necessidade de ter um espaço que seja adequado para isso dentro de casa.

Separamos algumas dicas para montar seu próprio cantinho de trabalho e/ou estudos, afinal, percebemos que investir nesse espaço é mais importante do que parecia antes, não é mesmo?

Vale usar e abusar da criatividade para montar esse ambiente, o essencial é que tenha algumas características que ajudem na concentração, organização e conforto.

Além de escolher um espaço sem muitas distrações, vale a pena pensar num visual gostoso para o ambiente, além de apostar nos outros fatores que colaboram com o rendimento, como a iluminação, a temperatura do ambiente, a altura da mesa, a cadeira, entre outros.

Escolha do local

Como falado anteriormente, é essencial escolher um local que atenda às necessidades na hora do trabalho e/ou do estudo. O primeiro passo é avaliar os espaços disponíveis em sua casa. A dica é escolher um local com luz natural e o mais silencioso possível.

Pense também na temperatura do espaço, muito frio ou com calor excessivo, pode causar desconforto durante o tempo das atividades.

Busque um local com pouca circulação de pessoas, como a cozinha, por exemplo, para que se distraia o mínimo possível.

Como otimizar o ambiente

Não é preciso investir tanto para ter um espaço confortável e prático para essas atividades. O principal é uma mesa e uma cadeira para te acomodar com conforto, mas você pode buscar ambientar melhor o local com elementos como cavaletes, tampos de vidro ou madeira, caixotes, pallet, pés de ferro, entre outros. Há ainda móveis multifuncionais, que juntam mais de uma função e economizam espaço.

Caso o local que você tem disponível seja mais amplo, como um quarto inteiro, por exemplo, vale investir em móveis maiores para se acomodar melhor na hora das atividades. Você pode, inclusive, completar com estantes e poltronas esse ambiente!

Iluminação

Pode parecer bobagem, mas uma boa iluminação faz toda a diferença para um ambiente de estudos e trabalho confortável. Um ambiente escuro pode causar sonolência, cansaço, desconforto e até dor de cabeça, devido ao esforço da visão. Enquanto um local bem iluminado auxilia na concentração. 

Priorize a luz natural, pois ela proporciona conforto visual e ajuda na economia da conta de energia. Uma sugestão é colocar a mesa ou a escrivaninha próxima da janela.

Decorando seu espaço

Apesar de não ser essencial, pensar numa decoração, ainda que simples, pode deixar o ambiente mais alegre e acolhedor para o tempo que for passar nele. No entanto, é preciso ter cuidado para não escolher objetos muito marcantes que desviem a atenção.

Aproveite as paredes para criar nichos e prateleiras com livros, por exemplo. O foco principal é usar a decoração como aliada da funcionalidade do espaço.

Independente do seu estilo e do espaço que você tem em casa, usando a criatividade e bom gosto, é possível fazer um cantinho de estudo aconchegante e cheio de personalidade. Mãos à obra!

Deixe uma resposta