Blog

Se tem um item que não pode faltar em nenhuma decoração é o espelho! Além da sua função principal, esse objeto faz milagres em qualquer ambiente.

O principal motivo pelo qual especialistas de decoração recomendam o uso dos espelhos é pela sensação de amplitude e extensão, seja no tamanho ou iluminação do espaço.

Outro motivo pelo qual ele é fundamental é a parte estética. Usar espelhos oferece um charme único para o ambiente!

Separamos algumas dicas para saber como, onde e quando usar espelhos para compor a decoração da sua casa.

Qual espelho escolher?

É importante lembrar que apesar de ter a função de ampliar ambientes, os espelhos podem variar em tamanho, espessura e formato.

Os verticais, por exemplo, atuam melhor amplificando a altura do espaço, enquanto os horizontais, ajudam na sensação de um espaço mais largo.

Além disso, os formatos devem conversar com os demais itens de decoração do ambiente, assim como a espessura. Se o ambiente for mais minimalista ou mais marcante no estilo, é importante seguir a mesma linha com os espelhos.

Onde instalar?

Todo e qualquer ambiente pode ter um ou mais espelhos. Como ele ajuda a deixar o espaço maior, é muito usado em locais menores como corredores, cantos de ambientes, lavabos, entre outros.

Um ambiente pode ter mais de um espelho, principalmente se tiver paredes sem uso.

Cuidados ao decorar com espelhos

Apesar de ser um item coringa na hora de decorar um ambiente, é importante ficar atento com alguns detalhes para que o espelho tenha a melhor performance possível no ambiente.

O cuidado com a combinação de espelhos e itens de iluminação é um dos principais pontos que devem ser observados.

Como o espelho duplica tudo que tem no cômodo, inclusive lustres, pendentes e paredes coloridas, é importante não abusar desse objeto para que não comprometa a visibilidade e nem deixe o espaço poluído visualmente.

No caso de ambientes que possuam luz natural, os espelhos podem ser grandes aliados para amplificar essa luz de forma especial!

Outra observação é em relação ao reflexo que os espelhos causam. Veja sempre o que será refletido por ele de todos os ângulos e evite que apareça um banheiro, por exemplo, em sua sala de jantar.

Espelhos podem ser apenas detalhes de decoração?

A resposta é que sim! Eles podem ser usados em pequenos formatos para compor um ambiente e ser apenas detalhe da decoração. Esse item é encontrado em diferentes formatos e tamanhos, vale apostar nessa dica!

Quais os tipos de fixação de espelhos?

Os espelhos podem ser fixados de diferentes formas. Existem colas especiais que deixam ele sem nenhum gancho aparente, mas também vale apostar nas opções de fixar o espelho com um suporte de metal, moldura, cordão, entre outros.

Caso tenha dúvidas da melhor opção de fixação que pode variar de peso para peso, procure um especialista.

Espelhos com luz, é possível?

Uma maneira de se destacar ainda mais esse item de decoração é usar fitas de led na hora da fixação. Além de deixar o espelho ainda mais charmoso, já é uma forma de iluminar o ambiente.

Espelhos apoiados

Uma nova forma de usar os espelhos de forma elegante e econômica é apoiando o objeto no chão, aparadores, paredes e etc, ao invés de fixá-lo na parede.

A ideia torna o ambiente mais moderno, tirando a seriedade do espaço. Vale testar essa ideia.

E aí, gostou dessas dicas? O importante é ter sempre um espelho em cada ponto estratégico da sua casa, temos certeza que vai ficar incrível!

Deixe uma resposta