Blog

Se você pensa em renovar um ambiente da sua casa ou até mesmo a casa toda, um item que não pode faltar é a pintura! Além de dar uma cara nova ao espaço, pintar a casa levanta o astral, muda completamente a decoração e pode ser muito divertido!

Para isso você pode contar com a ajuda de um profissional ou colocar a mão na massa, nesse caso, na tinta, e usar e abusar da criatividade para deixar cada ambiente ainda mais especial!

Apesar de parecer simples pintar paredes, é essencial se atentar aos itens necessários e, principalmente, sobre o preparo antes de pintar, de fato.

Separamos um passo a passo para te orientar nessa aventura:

  • Preparo do local

Para facilitar o trabalho, é importante retirar o que for possível do local e cobrir o restante para evitar respingos de tinta. Forre, também, o chão e passe fita adesiva para delimitar a pintura dos rodapés.

  • O que você vai precisar

Para pintura de um ambiente é necessário alguns itens além de tinta! Se a pintura for apenas das paredes do cômodo é tudo mais simples. Alguns dos materiais básicos que você vai precisar são: tintas (fazer a conta correta para tamanho da parede), selador ou preparador de paredes, lona plástica, lixa fina para parede 150, rolo de pintura, bandeja para pintura, espátula, massa corrida, fita crepe.

  • Preparo da parede

Preparar a parede que irá receber a pintura é muito importante para que o resultado final fique bom! Se houver rachaduras ou áreas mofadas e úmidas, os mesmos devem ser corrigidos com a massa corrida, que, em geral, já vem pronta para uso e a aplicação.

As recomendações são passar uma lixa fina na superfície da parede, em seguida, cobrir as rachaduras colocando uma quantidade pequena de massa corrida na espátula e passando até cobrir.

Depois de aplicar a massa corrida, esperar pelo menos 2 horas e lixar novamente o local até que fique sem ondulações.

Em parede com excesso de umidade ou com mofo, o ideal é retirar a tinta escamada e o mofo com a espátula e aplicar uma tinta anti-mofo ou selador no local. Após secar deve-se usar a massa corrida no mesmo procedimento citado acima.

  • Selador

A selagem é uma etapa muito importante antes da parede receber a pintura e é recomendada, principalmente, para paredes novas que nunca receberam tinta e para locais com muita umidade.

O selador ajuda a aumentar o rendimento e deixar o local a ser pintado pronto para as demãos finais. Ele preenche pequenas deformidades, tornando a parede mais homogênea.

Paredes novas tendem a “sugar” muita tinta, então o selador além de ajudar a preparar melhor também ajuda a economizar na hora de pintar.

Além disso, outra vantagem é que esse produto normalmente já contém ação anti-mofo, conservando a parede por mais tempo.

  • Preparo das tintas

Nessa etapa é importante ficar atento às recomendações da tinta que será usada.

As tintas acrílicas podem ser diluídas com uma porcentagem de água potável, aumentando assim o seu rendimento e facilitando a aplicação nas paredes, fique atento à quantidade recomendada pela marca escolhida.

  • Pintura da parede

A melhor parte começa aqui! Coloque a tinta já misturada dentro da bandeja de pintura.  A dica é começar pelos cantos e “recortes”, ou seja, ao redor de janelas, portas e rodapés.

Após isso, a pintura do restante da parede deve ser feita com o rolo e no sentido vertical para baixo e para cima.

Não encharque muito o rolo, evitando que respingue ou escorra pela parede e procure pintar camadas finas com intervalo de pelo menos uma hora até a segunda demão.

O comum é que em duas demãos o resultado fique como esperado! Depois da secagem final basta retirar as fitas utilizadas para os recortes e aproveitar seu ambiente renovado!

E aí, gostou dessas dicas? Escolha cores que combinem com sua casa e sua família e aproveitem uma casa cheia de cor e vida!

Deixe uma resposta