Blog

Você já ouviu falar na Pantone e ficou se perguntando: mas afinal, o que é essa marca que anualmente dita tendências?

A Pantone é uma conceituada empresa que atua no desenvolvimento de sistemas codificados de organizações de cores, esse é o principal, mas não o único serviço oferecido, ela também trabalha com consultorias de cor e criação de tendências.

A marca possui mais de 10.000 padrões de cores que são aplicadas diariamente em vários materiais como impressos, revestimentos, têxteis, entre outros. Pantone é mais que uma linguagem de cores para designers, é conhecida como um ícone da moda, da arte e um símbolo importantíssimo pro design.

Todos os anos, a Pantone estuda, pesquisa e elege uma cor para ser nomeada a “Cor do Ano”, essa cor torna-se então referência no mercado mundial, direcionando diferentes setores.

No entanto, a cor do ano não é escolhida aleatoriamente ou sem critérios, são meses investidos em pesquisas culturais, sentimentos e mercado antes de anunciar uma tonalidade. Trata-se de uma escolha muito criteriosa que tem uma ampla influência.

A história das cores do ano Pantone começou em 1999, quando a marca escolheu a cor Cerulean, um tom leve de azul, para ser a cor do ano 2000, representando o milénio como um tempo de paz e tranquilidade. Desde então, todo ano a marca apresenta uma cor estratégica, e neste ano não foi diferente.

Nos últimos meses de 2020 a espera já era grande para saber qual seria a cor eleita para 2021, que, na verdade, ganhou duas cores: o cinza, PANTONE 17-5104 Ultimate Gray, e o amarelo, PANTONE 13-0647 Illuminating.

Tratam-se de cores independentes, que se destacam como diferentes elementos e se unem para apoiar uma à outra. Cada uma possui sua particularidade e características, e, segundo a Pantone, a combinação delas expressa e transmite uma mensagem de força, resiliência e esperança, tudo que se espera de um ano como 2021.

Como usar as Cores do Ano

Se as Cores do Ano ditam a moda, elas não podem ficar de fora do dia a dia e nem da decor da sua casa!

O cinza é a cor coringa, vai bem com tudo e em todo espaço! Já o amarelo é a alegria e vida para o ambiente, mas precisa de mais atenção para não ser usado em excesso.

Você pode apostar nas duas cores juntas e até mesmo separadas.

Mudanças simples para deixar o ambiente moderno podem ser desde objetos decorativos, até mesmo mantas de sofá, almofadas e louças.

Para uma mudança mais radical, apostar nas cores das paredes é uma excelente opção, podendo até usar uma das cores para detalhes e desenhos.

Se a casa estiver precisando de novos itens como toalhas de rosto, tapetes, lençol, entre outros, opte por essas cores que, com certeza, vão fazer sucesso!

E aí, o que achou da escolha das Cores do Ano de 2021?

Deixe uma resposta